Freguesia de Usseira

Desanexada da freguesia de Óbidos (S.Pedro), à qual sempre pertenceu, a freguesia de Usseira foi criada a 28 de Agosto de 1989; pertence ao concelho de Óbidos, no distrito de Leiria e tem por orago Santa Luzia.

O topónimo "Usseira" parece ser um derivado de "usso", o mesmo que "urso", podendo ser uma referência à fauna local na época da atribuição do topónimo deste antigo lugar de Óbidos (S.Pedro).

Dada a integração no território da freguesia de Óbidos (S.Pedro), é quase impossível descrever o passado do território da freguesia da atual freguesia de Usseira sem recorrer à História da freguesia de origem; assim, dada a existência de lendas que giram em volta da presença dos antigos povos peninsulares no local, difícil será de confirmar esse facto. Porém, sabe-se que a região foi habitada pelos romanos e mais tarde pelos árabes, tendo sido a estes conquistados por D.Afonso Henriques em 1148. Em 1186, D.Sancho I vai residir para Óbidos, desenvolvendo e povoando grande parte do centro da localidade. Mais tarde D.Afonso II doa a vila de Óbidos a sua mulher D.Urraca. Posteriormente, também D.Sancho II veio residir para Óbidos, em 1224; foi no reinado deste monarca que o Conde de Bolonha, irmão do rei, pôs um apertado cerco à vila de Óbidos, que durou oito meses. Outra doação ocorreu alguns anos mais tarde, quando D.Dinis doou a vila a sua esposa, a Rainha D.Isabel de Aragão, passando o senhorio de Óbidos a pertencer à Casa das Rainhas, até 1834. Outra doação ocorreu no reinado de D.Fernando que doou Óbidos a sua mulher, D.Leonor Teles. D.João I deu à Rainha D. Filipa a vila de Óbidos, conjuntamente com outras.

Localiza-se na freguesia de Usseira o manancial de água que outrora alimentou o aqueduto que abastecia a vila de Óbidos, e que foi mandado construir em 1573 por D.Catarina, esposa de D.João III.

Do património edificado ressaltam os templos de culto e os moinhos de vento. Sobre estes últimos escrevia, em 1928, Luís Freitas Garcia: “É um dos mais elevados pontos da região. O cimo de um monte com três moinhos a trabalhar, lançando aos ares a canção viva das olarias presas às velas... A paisagem diz riqueza. Numa manhã de sol resplandecente: e tem então o sabor esquisito duma écloga virgiliana”.

A capela de Santa Luzia uma preciosidade. O magnífico púlpito de pedra, seiscentistas, que se diz tradicionalmente proveniente do convento de S.Miguel das Gaeiras. É talvez o mais belo púlpito de todo o concelho. Este templo apresenta uma traça arquitetónica bastante interessante.
Para além dos montes onde se encontram os moinhos, é também um importante local de interesse turístico o Talefe.

A nível económico realçam-se em Usseira a agricultura, a floricultura, a indústria de mobiliário e a rede de frios, com o armazenamento de frutas e congelados.
Na gastronomia local exaltam-se o pão de milho e trigo, o cozido à portuguesa e as carnes de porco que envolvem a tradicional matança do animal.

Apesar de ser uma recente freguesia, existem já algumas coletividades que promovem atividades de cultura, de lazer e sociais, como é o caso da Associação Recreativa e Cultural da Usseira e o Centro de Apoio Social e Cultural de Usseira.